top of page

Projeto Caravelas

Os estudantes Karine Gaspar, Luiza Prado, Thainá Caldas, Lorena Passos, Pedro Emanuel Maia, Lais Abreu, Luma Coutinho, Marina Roale, Heitor Aires e Isadora Prado, realizaram entre 2010 e 2011 junto a professora Patrícia Saldanha um Projeto de Publicidade Comunitária para a Cidade de Caravelas. O projeto consistia em uma proposta para reaquecer o turismo na região com a valorização da sua história, cultura e lazer. Durante a festa de São João os alunos realizaram uma votação para escolher um mascote para a cidade. As opções eram o caranguejo marinheiro Foguinho, o brincalhão Zé Caju e a passarinha Dora, esta última escolhida com 145 votos.

 

 

 

 

A aluna Karine Gaspar, de 22 anos, conta que é muito bom ter a oportunidade de começar a agir na área. No caso de ter feito isso ainda na faculdade, foi de certa forma um facilitador, porque na faculdade você tem o apoio dos amigos, as orientações dos professores e também a chance de errar sempre tendo alguém te apoiando.

Ela fala também que o trabalho em conjunto entre equipe, cliente e fornecedores é essencial. A ideia já tinha sido iniciada pelo cliente e pela população de Caravelas, ou seja, as necessidades já estavam bem definidas. Mas foi com muita reunião, com todo mundo pensando junto e com o cliente sempre aprovando, que tudo foi se desenrolando.

O desenvolvimento do projeto passou pelos desafios da distância e a falta de recursos. Karine viu esses desafios como forma de exercer a criatividade. Segundo ela, realizar o projeto desde o brainstorm até a implementação permitiu conhecer bem a realidade para qual estavam trabalhando, além de aprender “que nem sempre é possível delegar tarefas. Se não tem que faça, você vai lá e faz.”

 

 

Grupo desenvolvedor do projeto.

 Jaco Galdino, representante do Projeto Caravelas, destaca a importância da parceria com a UFF: "Foi uma experiência maravilhosa estar com professores e alunos construindo um projeto publicitário para a cidade e contar com a participação da comunidade elegendo o mascote e participando do projeto.

Jaco ainda destaca que a questão econômica é um dificultador para a realização do projeto: "Hoje temos um projeto para ser executado, dependendo agora de uma sensibilidade do gestor público."

O grande desafio é fazer o projeto virar realidade e colocar em prática toda a criatividade, dedicação e gentileza dos alunos e professores  integrantes do projeto.

 

MAKING OF

 

 

1ª FASE

 

 

bottom of page