top of page

Campanha Beber não é cool! (FIA)

Os estudantes Renata Duarte, Lais dal Bianco, Flávia Magalhães, Juliana Souza, Sara Becker, Sylvia Zanotti, Domitila Lourenço, Kaio Naziozeno, Vinicius Carneiro da Silva, Evelin Timoteo, Jany Dyanini e Gabriela Costa, de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da UFF realizaram entre 2011 e 2012 junto à professora Patrícia Saldanha e a FIA-RJ (Fundação para a Infância e Adolescência) uma Campanha Publicitária contra o alcoolismo na adolescência.

 

A Campanha “Beber não é cool!” teve como objetivo principal conscientizar os jovens de 12 a 17 anos de que o consumo prematuro do álcool pode causar riscos irreversíveis para suas saúdes. Para isso, os alunos embasaram-se em pesquisas sobre os resultados positivos da “Lei Seca” e no poder que as propagandas de bebidas alcoólicas têm sobre esse target. A principal ação da campanha foi a gravação do vídeo “Bebida de Criança!?” em alguns bares cariocas, onde ao invés da bebida alcoólica ser oferecida aos adolescentes, o inverso foi feito.

 

 

 

O ex-aluno Kaio, de 25 anos, ressaltou que a oportunidade de trabalhar com um projeto prático dentro da universidade foi gratificante. Já que, ao colocar em prática o que se aprendeu em sala de aula, o aluno acaba desempenhando um importante papel no seu crescimento individual e profissional.

A campanha foi desenvolvida e colocada em prática durante as disciplinas de Planejamento e Realização de Campanha na UFF. 

Foto: Renata Duarte, Lais dal Bianco, Flávia Magalhães, Juliana Souza, Sara Becker, Sylvia Zanotti, Domitila Lourenço e Kaio Naziozeno

 

 

Para o entrevistado, o trabalho em grupo fluiu, como se cada um ali estivesse em uma agência no mercado de trabalho. Para ele, a maior dificuldade foi chegar no conceito da campanha, transformar a bebida alcoólica, vista pelos jovens como divertida, em algo ruim, parecia impossível. A solução encontrada foi apelar para o humor, mostrando que consumir bebida alcoólica não é cool.

 

O principal conselho que o aluno dá para quando outros tiverem a mesma oportunidade é: “Se dedicarem ao máximo. Porque pelo menos para mim, os projetos práticos foram minha maior fonte de aprendizado dentro da faculdade. A sala de aula te diz como fazer. A prática confronta seus conhecimentos para tirar uma prova se você realmente sabe ou não. E ter isso na faculdade é fundamental para que já se chegue no mercado de trabalho com uma boa bagagem”.

 

 

bottom of page